terça-feira, 16 de outubro de 2012


Leitura do mês de
setembro de 2012

A educação na família

O anseio por bens materiais avança e a humanidade, sem perceber, deixa-se levar por orientações erradas. É preciso que os seres humanos acordem e procurem evoluir dentro de princípios espiritualistas. Lições para esse fim não têm faltado por parte do Racionalismo Cristão, através da palavra de seus doutrinadores nas reuniões públicas realizadas em suas Casas, dos livros que publica e da disciplina da limpeza psíquica que recomenda.

Temos grande satisfação ao observar muitos racionalistas cristãos crescerem em conhecimentos; é sinal de que estão procurando corrigir-se. Infelizmente, percebemos que a educação na família não vem sendo bem conduzida. Mas educar crianças não é difícil: é preciso que se comece do berço. Na maioria dos lares, deixam-nas fazer o que entendem, pois os pais acham que elas devem ter personalidade. Isso é errado e muito grave.

As tendências das crianças devem ser respeitadas, se forem para o bem. Quando chegarem à idade de algo pedir, os responsáveis poderão dar-lhes o que seja razoável, nunca além do possível, apenas para lhes satisfazer a vontade. Se as crianças aprenderem a obedecer, outro será o comportamento quando chegarem à escola, facilitando a instrução ministrada pelos professores.

Todavia, muitos jovens querem levar uma vida de liberdades, cada qual fazendo o que quer. Se olharem para o passado, irão ver que havia respeito, ordem no viver, e é isso o que o Racionalismo Cristão continua ensinando e orientando, pois a falta de respeito aos mais velhos é evidente. A Doutrina ensina o que é dignidade, o que é valor, ensina, enfim, o que é ter compostura, sob todos os pontos de vista.

Os pais que procurarem educar os filhos pelos ensinamentos do Racionalismo Cristão mais tarde vão ter a satisfação de haver cumprido seus deveres. A consciência do dever cumprido é riqueza que o ser humano leva consigo através dos tempos. Nada melhor do que a pessoa ver com os próprios olhos o lastro da boa educação dentro da família. Educar bem é a maior herança que os pais podem deixar aos descendentes.

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão


O valor da honestidade

A honestidade é boa qualidade do caráter. Se as pessoas soubessem o quanto é importante serem honestas para sua evolução espiritual, jamais perderiam tempo praticando atos desonestos. Mas o que se observa é muita indignidade em todos os setores da vida.

Aqueles que são honestos, que procuram ser justos nas suas vidas podem pôr a cabeça no travesseiro e dormir tranquilos. Seus espíritos estão conscientes de que tudo que fazem é pautado na honradez. Todavia, quem é vítima de desonestidade ou sofre injustiça não precisa revidar na mesma moeda, pois quem mal faz para si o está fazendo.

No Racionalismo Cristão sempre falamos que cada espírito é seu próprio juiz. As Forças Superiores sabem o que acontece na Terra, mas os espíritos do astral inferior também, e estes não perdem uma oportunidade sequer de intuir quem é honesto para que fraqueje e cometa uma indignidade. Realmente, não vale a pena ser desonesto.

Sendo assim, as pessoas íntegras precisam esclarecer-se muito mais, pois a honestidade abre enorme campo fluídico para as intuições dos mundos superiores. Então, aquelas que são decentes têm maior capacidade para receber os eflúvios do Astral Superior, ajudando a si próprias e aos semelhantes.

Que a vida é simples muitas pessoas sabem, mas nem todas estão dispostas a respeitar as universais leis evolutivas. O que torna a vida feliz dá trabalho, requer pensamento firme, custa disciplina e exige muita honestidade.

As que preferem tudo para ontem, as que não respeitam nada, essas não apreciam o trabalho, não toleram a disciplina. Na verdade, não gostam de si mesmas, porque, se gostassem, fariam o que é correto, mesmo que demorasse um pouco mais.

Portanto, sejam honestos, para atraírem os campos elevados da espiritualidade, recebendo intuições positivas. É o que desejamos para todos.

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão
Copyright©2005 racionalismo-cristao.org.br. All Rights Reserved

Sem comentários:

Enviar um comentário